ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Campos de Ansiedade

28/7/2020 - Votorantim - SP

Campo de ansiedade, simbolicamente, é uma força causadora de ansiedade que atinge um sujeito ou um conjunto de sujeitos, emitida pelo próprio sujeito, por um outro sujeito ou por um conjunto de sujeitos. São instrumentos de formação de campos de ansiedade: palavras (em forma de ensinamentos, cobranças, conselhos etc.), gestos, costumes, produtos da cultura de um modo geral e tudo aquilo que pode influenciar nos anseios (desejos) e no modo do sujeito lidar com os acontecimentos e situações ligados de algum modo a este próprio sujeito. O ser humano não tem como se esquivar de todos os campos de ansiedade, sempre sofrerá a influência de um campo de ansiedade ou de vários campos de ansiedade ao mesmo tempo. Podemos perceber que estamos sempre envolvidos em vários campos de ansiedade, por exemplo: os emitidos pela própria família, amigos, escola, religião, pelas mídias de comunicação etc. É importante dizer que somos, também, criadores, ou melhor dizendo, reprodutores de campos de ansiedade. Mas os campos de ansiedade não são todos negativos e há alguns (ou vários) que não são ruins em tudo. Há campos de ansiedade que ajudam no desenvolvimento humano e poderíamos dizer que são fundamentais à vida do homem.

Para a nossa compreensão mais prática do que são campos de ansiedade, iremos, agora, exemplificar e explicar um pouco sobre esses campos.

Quando crianças, sofremos, sem muitas defesas, a influência de inúmeros campos de ansiedade e os principais causadores de ansiedades nas crianças são seus pais e todos que estão ao redor dessas. Não podemos deixar de fora a influência das tecnologias, principalmente as que proporcionam entretenimento. Isso não quer dizer que as crianças também não causem ansiedade em seus pais e demais pessoas que as rodeiem e sejam elas próprias geradoras de campos de ansiedade, mas, em geral, elas são mais vítimas das ansiedades dos seus pais e das pessoa que a cercam do que geradoras de ansiedade. Sem falar que há uma dinâmica de troca de campos de ansiedade entre as crianças e as pessoas que estão ao seu redor.

Para melhor entendimento sobre o que é na prática campos de ansiedade, vejamos as explicações a seguir:

Quando uma criança é influenciada a comer determinados alimentos e dizemos com expressões que aquele alimento é gostoso estamos influenciando a criança a ter aquele alimento como bom e se dizemos que se ela comer vai crescer e ficar forte estamos criando, desse modo,  um pequeno campo de ansiedade: o desejo de crescer e ficar forte. Podemos aí entender que tudo que passamos em valores para as crianças estes as influenciará de algum modo nos seus desenvolvimentos psíquico-emocional. Somos todos criadores e transmissores de campos de ansiedade. Mas o problema é quando esses campos começam a causar mal-estares ou comportamentos inadequados na vida de um sujeito, aí em que entra a ajuda do terapeuta na vida desse sujeito. E é esse o ponto central de nossas reflexões. E para nossa compressão mais aprofundada sobre campos de ansiedade, vejamos as explicações a seguir:

Partindo da vida de um sujeito para o coletivo, podemos falar em campo pessoal de ansiedade ou campo próprio de ansiedade e falar em campos externos de ansiedade, estes últimos podem variar em grau e expansão. Quando falamos em tratar uma pessoa de problemas de ansiedade estamos falando em equilibrar seu campo pessoal e isso passa pelo modo pelo qual esse sujeito lidará ou buscará lidar com os campos externos. A verbalização, interna ou externa, é o instrumento mais promissor para a busca do equilíbrio do campo próprio de ansiedade do indivíduo. Aí em que entra o método da Terapia Panta-Ansiedade.

Quando falamos em tratar grupos de pessoas aí temos que levar muitos pontos em consideração e é necessário investigar o grupo, ver seus pontos mais frágil e suas potencialidades. Isso também será levado em consideração no tratamento individual.

Como o nosso objetivo é buscar o equilíbrio psíquico, ou seja, o bem-estar, iremos tratar aqui sobre o tema dos campos de ansiedade com objetivo da “interversão” terapêutica e é sempre bom relembrar da singularidade que cada pessoa tem, pois somos únicos e por isso cada sujeito necessita  de um tratamento personalizado, assim como cada grupo de pessoas também é único.

Campos de ansiedade e o histórico de cada indivíduo

Cada pessoa traz uma história singular e essa história é marcada pelas experiências vividas. Isso faz com que o olhar clínico terapêutico seja diferenciado para cada paciente. O instrumento terapêutico psicanalítico da Associação Livre é de grande importância no percurso de todo tratamento, pois é no que é verbalizado pelo paciente sobre sua história é que podemos identificar quais campos de ansiedade estão interferindo de modo negativo em sua vida. Por esse motivo no tratamento da Terapia Panta-Ansiedade é importante informar o paciente, de modo aprofundado, sobre a parte teórica e prática da terapia, de modo parecido como instruímos nossos pacientes sobre o método da Psicanálise.

Esta é uma aula do curso Especialização em Terapia Panta-Ansiedade (Formação de terapeutas.). Todos podem fazer esse curso. Para maiores informações sobre esse curso clique sobre o Link: https://www.hotmart.com/product/curso-de-especializacao-em-terapia-panta-ansiedade-curso-livre   (Caso não consiga, então, cole no espaço de endereço do navegador.

 

Todos os direitos reservados ao autor: Edson Carlos de Sena - psicanalista.

Senhor do Bonfim - Bahia / E-mail edsoncarlosson@gmail.com

Compartilhe no Whatsapp