ColunistasCOLUNISTAS

Sabrina Guedes de Oliveira

Autor: Sabrina Guedes de Oliveira

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: Um Caminhar ao Longo das Gerações

16/6/2019 - Votorantim - SP

            No grande espetáculo da vida, a educação é uma parte significativa da sociedade humana, podemos dizer que é o melhor produto do ser social.

            Seja por meio pictórico ou escrito, a educação se desenhou ao longo dos milênios como forma de transmissão e perpetuação do conhecimento, sendo o caminho necessário para a aprendizagem.

            “Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos”. (Paulo Freire)

            Desde o período da arte rupestre, por volta do ano a.C 4.000, estima-se que o homem já vinha registrando seus feitos como um ensinamento de fato, deixando marcas visíveis e muitas histórias desse princípio.

            Durante toda a vida humana, a tecnologia veio acompanhando essa trajetória que se desenhou por caminhos que determinaram o espaço ocupado pelas gerações, consistindo assim como um produto da sobrevivência e subsistência

            A sofisticação adquirida pela educação levou a uma divisão de áreas de conhecimento e instrumentais que serviriam para determinar e confirmar a “qualidade” da sociedade instituída.

            A cientificidade veio ganhando forma e força nesse processo, alavancando o próprio produto tecnológico, permitindo que as condições primitivas se transformassem e atendessem as necessidades humanas. Era a educação dando os contornos da vida em sociedade.

            “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”.(Sêneca)

            Nesse grande espetáculo da vida, a educação sistematizada precisa ser ampliada, demonstrando a força que tem como mola mestra na construção da cidadania.

                                                                                                                                                                                                           (Sabrina Guedes)

Compartilhe no Whatsapp