ColunistasCOLUNISTAS

Flaviana Souza

Autor: Flaviana Souza

Laboratórios de Inovação: o que são?

15/3/2019 - Votorantim - SP

Quem não gostaria de ser reconhecido por ser inovador? O termo inovação enche os olhos da maioria que o escuta mas também intimida àqueles que são mais céticos. Dentro do universo dos negócios, do empreendedorismo, inovar é sinônimo de sucesso.

Pensando em formas de tornar a inovação prática e não apenas teoria, as empresas passaram a investir em espaços dinâmicos, designados para a criatividade com colaboração, concentração, aprendizagem e socialização e que incentivem a troca de conhecimentos, experiências e o desenvolvimento de ideias. A esses espaços damos o nome de Laboratório de Inovação. São nos Laboratórios, ou simplesmente LABs, que se estimula brainstormings e experimentações visando criar novos produtos, novos serviços ou mesmo orientar a reformulação de processos.

Ter um LAB de Inovação, significa proporcionar uma gama de benefícios. Inovar engloba desenvolver soluções colaborativas em parceria com diferentes departamentos; reduzir custos; personalizar serviços e produtos a partir de testes em protótipos; favorece a tomada de decisão; traz um fortalecimento para a cultura empreendedora; potencializa o valor da marca; permite errar rápido e barato e por aí vai.

O objetivo principal de um LAB será sempre servir as pessoas. Buscando formas de inspirá-las os LABs devem apoiar-se em layouts, metodologias e abordagens que correspondam às necessidades de quem irá utilizá-lo. Dessa forma, não é possível entregar uma fórmula de como montar um laboratório de inovação. O LAB deve ser um espaço personalizado e que gere o sentimento de pertencimento aos que o utilizam.

Apesar de não haver fórmula pronta, algumas características podem ser observadas. O ambiente deve ser aberto e espaçoso; a localização também deve ser pensada para um acesso fácil; o mobiliário deve ser colorido e móvel para que diversas configurações possam ser feitas e estimule a criatividade; orienta-se que espaços em branco sejam deixados nas paredes para que possam ser utilizados com post its, canvas e outras colagens; também sugerem-se quadrospara que auxiliem no surgimento de ideias.

Conforme dito acima, espaços abertos e quadros nas paredes são muito importantes para potencializar a criatividade, isso porque estimula o pensamento visual. “Uma imagem vale mais que mil palavras”, quem nunca ouviu? E é bem isso, organizar e representar os pensamentos de forma visual, ajuda atangibilizar a ideia e facilita mais um trabalho colaborativo.

E para finalizar, o mais importante: PESSOAS. A equipe que compõe um Laboratório de Inovação deve ser composta por profissionais selecionados, sejam eles funcionários da empresa ou externos. A multidisciplinaridade e a intersetorialidade são aspectos extremamente importantes para que vícios não atrapalhem o processo criativo.

Atualmente, componho a equipe do LAB.ges - Laboratório de Inovação na Gestão do Governo do Estado do Espírito Santo. E se surgiu a pergunta: mas o governo inova? Sim, o estado também inova e em breve falaremos sobre o tema. E se ficou deslocado com alguns termos (canvas, braimstorming...) acompanhe a coluna que falaremos sobre ferramentas, métodos e abordagens que auxiliam na inovação dentro do seu trabalho. 


 

Perdeu os outros artigos? Estão todos aí embaixo:

 

INOVAÇÃO

 

 

Melhor filme para entender inovação: O menino que descobriu o vento
Formas de ingressar no serviço público e como me tornei trainee em inovação na gestão pública
Busca-se talento

 


CULTURA E ARTE

 

"Nós não aceitamos mais hierarquia do conhecimento"
A arte como campo privilegiado do enfrentamento do trágico e o caso do Jum Carrey (I nedded color)
A homossexualidade na Arte e a obra de Steve Walker
A figura de Cristo e a face Aqueropita
O papel da escola no hábito do cidadão de frequentar e desfrutar a Arte
Museu Casa Guilherme de Almeida: Um relato da visita
Tecnologia dentro dos museus: aliada ou inimiga
A Arte que a escola não ensina e o analfabetismo cultural
A globalização, as crianças e a mudança da referência de protagonistas
A cultura só pode ser compreendida a partir da história
Cultura como direito básico gerando desenvolvimento
Por que usar museus?
Patrimônio, Desenvolvimento, Globalização e Futuro: Case Polo Turístico do Circuito das Frutas

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp