ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Como fazer a arrecadação aumentar com a possível redução de impostos?

6/11/2018 - Votorantim - SP

Como fazer a arrecadação aumentar com a possível redução de impostos?

www.axsconsultoria.com.br/consultoria-e-assessoria-empresarial/

188-11-2018

Que a carga tributária é altíssima em nosso país isso é fato.

A população de uma forma geral, não aceitará o aumento de tributos, a possibilidade de se iniciar a reforma tributária (tão sonhada) pode se tornar realidade com o governo que vai iniciar.

Uma atenção especial devemos ter.

Não há milagres. Despesas e Receitas publicas fazem parte da lógica que vivemos em nossas empresas no dia-a-dia; se a alíquota de qualquer imposto for reduzida deverá haver a compensação de arrecadação de outro lado, com certeza o foco na corrupção ajudará e muito esse trabalho, mas sozinho não resolverá.

Vamos pensar dentro de uma empresa; quando as margens independente da razão são reduzidas, temos que colocar em pratica a gestão mais acirrada no dia-a-dia, passamos a cobrar com mais intensidade os devedores, reduzimos prazos de recebimentos com clientes, buscamos alongar prazos de pagamentos com os fornecedores, realizamos trocas de funcionários com maiores salários por uma estrutura mais adequada a nova realidade da empresa, entre outras ações. Dentro de nossa estrutura temos flexibilidade para realizar o que quisermos diante da disponibilidade de caixa.

Agora voltando para o lado do governo, não há tanta flexibilidade, muitas ações serão colocadas em pratica (assim esperamos), entretanto haverá com certeza um cerco a sonegação, em todos os aspectos; não podemos ficar esperando somente benefícios, temos obrigações quando se trata do fisco.

Hoje temos vários módulos dos SPEDS funcionando, e outros mais virão, trazendo inteligência ao fisco, fazendo com que a arrecadação aconteça de forma natural, assim como em países desenvolvidos.

Diante de todo esse relato, podemos ao longo de alguns anos no mercado exclusivamente de Consultoria e Assessoria Empresarial, mas especificamente nas áreas de Controladoria, Administração e Finanças, dizer que: “grande parte das empresas terão sérios problemas quando essa realidade passar a fazer parte de nossos dias”.

É muito comum observarmos reclamações, em razão do mercado atual, é também comum identificarmos falta de planos estratégicos para serem colocados em pratica; planos que melhorem os resultados empresariais, não somente volume de vendas, pois isso pode ocasionar prejuízos ainda maiores.

Sua empresa esta preparada?

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 06 anos.

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

 

Sorocaba, Votorantim, Piedade, Iperó, Boituva, Porto Feliz, Tatuí, Itapetininga, Araçoiaba da Serra, Itu, Salto, Indaiatuba, São Roque, Mairinque, Alumínio, Ibiúna, Capela do Alto, Sarapui, Cerquilho, Tiete, Cotia, Vargem Grande Paulista, Angatuba, Araçariguama, Alambari, Cesário Lange, Jumirim, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Capivari, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Laranjal Paulista.

 

Compartilhe no Whatsapp