Autor: Caroline Silva Fraga
"Se você realmente quer fazer alguma coisa, você encontrará um modo. Se você não quer, você encontrará uma desculpa."
(Jim Rohn)
Olá,
Você já notou que algumas pessoas podem chegar a uma reunião, uma conferência ou uma festa e em segundos parecerem estar em todos os lados e com todas as pessoas ao mesmo tempo? E elas fazem esse milagre parecer natural e fácil. Para essas pessoas, cada negócio e evento social representa uma oportunidade de conhecer pessoas, criar redes e expandir o alcance de seus negócios. Seja confiante. Essas oportunidades existem para todos. Sim, existem pessoas para as quais socializar parece ser natural, mas, na verdade, isso é um conjunto de habilidades que sofre influência do seu estilo pessoal, conhecido como estilo do falante.
Hoje eu quero falar sobre isso, sendo que de antemão quero chamar a sua atenção para o fato de todos nós termos um estilo predominante e um estilo secundário.
São quatro estilos pessoais que vou explicar na tabela abaixo.
Estilo Pessoal | Característica | Vantagem | Custo | Exemplo |
Amigável | diplomático; leal; cooperativo | simpatia | ser percebido como "bonzinho" |
Xuxa;
|
Analítico | sistemático; prudente; lógico | conhecimento | ser percebido como "sabe tudo" |
Arnaldo Jabor; Marília Gabriela |
Expressivo | comunicativo; espontâneo; entusiástico | autoestima | ser percebido como "vaidoso" | Silvio Santos |
Controlador | decisivo; eficiente; pragmático | poder | ser percebido como "regulador" | Michel Temer |
Se você deseja ter uma “Comunicação bem sucedida” o segredo é transitar pelos quatro estilos, você precisa ser FLEX, de acordo com a situação. Por exemplo, uma pessoa seja supervisora de uma empresa, ela pode ter um estilo predominante analítico, gostar de número, de dados, sendo que o seu estilo secundário seja amigável, por saber ouvir a sua equipe, mas precisa ser expressivo para saber motivá-los, como também precisa ser controlador na hora de cobrar resultados.
Você precisa aprender a transitar em todos os estilos, sem cristalizar em um estilo para construir bons relacionamentos com outras pessoas para que possam lhe oferecer negócios, inspiração, promoção e qualquer outra forma de cooperação na qual puder pensar. Se você não for FLEX não construirá bons relacionamentos e essas mesmas pessoas
podem facilmente impedi-lo de ter o sucesso que você gostaria.
Então, ser um bom comunicador não significa ter habilidade de um orador. Assim, bons líderes são bons comunicadores, porque são flex. Isso significa que é uma pessoa que tem atitude autoconfiante, positiva, expressa bem a sua opinião de forma segura, eficiente e passando credibilidade.
Lembre-se sempre, se você está disposto a desenvolver uma comunicação que favorece tanto o seu crescimento profissional quanto pessoal, abra espaço para o conhecimento. Quando você busca, reconhce que pode melhorar e que o seu crescimento faz parte desse processo. Então, saia da sua zona de conforto e dê um passo à frente ao seu sucesso.
Até breve,
Rumo ao sucesso!!