ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Nomes

28/10/2018 - Votorantim - SP

 

Na escola era complicado. O meu nome era praticamente o último da lista de chamada. Isso significava que na reunião de pais, também era um dos últimos a sair para ir embora.

Já fui chamado de Valter, Vando, Vanderlei e até de Vanderson! Muitos nomes e uma só pessoa: Vander Christian.

— Por que Christian com CHR?

— Não sei. Não faz perguntas difíceis.

Mas a questão dos nomes vai bem mais além do que imaginamos. Não temos poder nenhum sobre eles. Os nossos pais decidiram e já era! Siga em frente!

E as histórias dos nomes são curiosas. Por exemplo, outro dia estava pesquisando nomes para os personagens do meu novo livro, e encontrei o significado do nome AFONSO. Diz que o nome tem significado nobre, que está pronto para a nobreza. Interessante. Descobri também que o nome FABIANO, significa: dotado de sorte. Está certo então! O AFONSO, provavelmente, vai se tornar rei e o FABIANO terá sorte em tudo! É claro que não, mas... Vai saber.

Tudo é história. Dificilmente os nossos pais foram procurar o significado de cada nome. Ainda mais numa época difícil para se pesquisar alguma coisa. O meu nome foi escolhido, depois que a minha mãe ouviu no rádio uma reportagem sobre um sujeito chamado Vander. Mas ela não explicou como era a notícia, se era boa ou ruim. Curioso com o meu nome, fui procurar o significado. Encontrei apenas um resultado, que diz: peregrino, viajante.

No entanto, um grupo de amigos já me disseram que Vander é o nome perfeito de um vampiro. Interessante. Vai saber...

No serviço, tem um colega que se chama Jesus. Bonito nome. Mas sempre tem situações embaraçosas. Outro dia, por exemplo, perguntaram dentro fretado:

— Está faltando alguém?

— Sim!

— Quem?

— O Jesus. Ele não está no fretado.

Imagine, Jesus não estava com nós no fretado...

Fato é que, no Brasil, temos uma grande lista de nomes. Uns conhecidos, outros nem tanto assim. Temos nomes que não parecem nomes, e tem aqueles engraçados, do tipo que temos que segurar a risada quando ouvimos.

Todavia, o nome é algo valioso que temos. Sem ele não somos nada. Portanto, não menospreze o seu nome. Valorize quem deu ele para você. No fim, quem vai fazer a história do nome, será apenas você.

 

Artigos Anteriores:

Fake ou Fato

Tá Doce

O Mendigo

 

 

    

Compartilhe no Whatsapp