ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

8 dicas importantes para definir qual empresa de Consultoria contratar!!!

15/10/2018 - Votorantim - SP

8 dicas importante para definir qual empresa de Consultoria contratar!!!

180-10-2018

Pequenas e Médias empresas geralmente tem demanda por serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial.

Mas como definir a empresa ou profissional para realizar esses serviços?

Abaixo algumas dicas que com certeza podem ser importantes nesse processo:

É muito comum, empresários definirem ou descartarem determinada contratação apenas pelo valor dos honorários, quando na realidade, os critérios devem ser bem mais complexos, o fator remuneração e honorários devem ser o ponto final na definição.

O mercado diante da crise, está repleto de bons profissionais buscando recolocação, e comum num intervalo em que o profissional esteja desempregado, buscar atuar como Consultor, entretanto, é natural que na primeira oportunidade de recolocação profissional que lhe ofereça garantias trabalhistas (CLT) o mesmo volte ao mercado e aborta o projeto em andamento, trazendo prejuízos a empresa contratante.

É fundamental que o profissional a ser contratado tenha vasta experiência, principalmente na demanda que a empresa contratante tenha identificado suas necessidades; quanto maior a vivencia, mais atributos terá para ajudar a contratante.

Há no mercado profissionais que se habilitam a realizar todo tipo de serviço; isso não existe.

Identificar os problemas empresariais são fundamentais para definir que tipo de outro profissional pode também ser útil a empresa.

Empresários sempre querem o melhor para suas empresas, entretanto não cabe numa empresa de médio porte serviços das chamadas ”BIG4”, diante disso, empresas menores devem estar alinhadas com consultorias de menor porte, sem contudo deixar de ter o potencial profissional para conduzir os trabalhos a que foi contratada. Importante também estar atento ao número de clientes que a contratada atua, pois se for um volume elevado, a atenção desejada poderá não atender as expectativas.

Busque empresas ou profissionais não muito distante da região de atuação, do contrário, o fator distância, muito provavelmente fará com que os custos sejam alterados ou os serviços interrompidos.

A empresa contratante estará colocando para ter acesso as suas informações confidenciais empresas ou profissionais, saber a origem e a situação financeira é de extrema importância, com isso podemos evitar tráfico de influência e possíveis desvios dos mais diversos.

O processo seletivo com certeza será muito melhor quando o profissional for indicado por alguém de confiança do empresário, porém, ter outras opções é saudável ao processo; é muito comum numa indicação ouvirmos: “o profissional é bom, mas responsabilidade pelo desempenho deve ser administrado pela empresa”, diante disso, podemos perceber que ninguém assume responsabilidade dos outros, e nesse momento todos são iguais.

 

Espero ter sido útil com as dicas, estamos a disposição para ajudar sua empresa.

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 06 anos.

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

Compartilhe no Whatsapp