ColunistasCOLUNISTAS

Caroline Silva Fraga

Autor: Caroline Silva Fraga

SOM: as três regras de ouro para uma comunicação de sucesso

14/10/2018 - Votorantim - SP

Olá,

 

        Cada vez que você diz “olá” a um estranho, essa pessoa, inconscientemente, decide se foge, combate ou fica. Dezenas de julgamentos instantâneos são feitos em um segundo, em um nível subconsciente. Cada pessoa faz avaliações inconscientes e impensadas centradas em sua segurança: “Eu me sinto seguro com você/Eu não me sinto seguro com você”, “Eu confio/não confio em você”.Mas como tudo isso acontece?

 

        Isso acontece porque é o natural, parte da programação original do ser humano. Uma vez que os filtros de “confiar”/“não confiar” são estabelecidos, todo o restante é influenciado pelos instantes iniciais de cada encontro. Se eu confio em você, vejo o melhor em você, e não há nada que você possa fazer de errado. Mas se eu não confio, não há nada que você faça certo.

 

        Nós não podemos impedir as pessoas de fazerem julgamentos instantâneos, mas podemos fazer esses julgamentos funcionarem a nosso favor. Por isso, eu passei aqui para te lembrar que você é 100% responsável pela sua comunicação ser falha ou bem sucedida.

 

As três regras de ouro conhecida como SOM é a fórmula para uma comunicação de sucesso.

 

 

 

S: Saiba o que você quer: Defina o que você quer em termos positivos e, de preferência, no tempo presente.  Você  tem que definir onde você quer chegar profissionalmente, quem você quer convencer e/ou persuadir com as suas idéias, quem você quer conquistar, etc.

O: Observe o resultado obtido. Dê atenção a todo tipo de feedback que você receber e aprenda com ele de forma que consiga determinar o que está te levando em direção ao seu objetivo e que o está lhe distraindo.

M: Mude até você atingir o resultado desejado. É inútil se comunicar da mesma maneira repetidas vezes e esperar diferentes resultados. Se você não conseguir expressar as suas idéias da forma que deseja, tente novas abordagens  até conseguir o que quer.

 

         Então, coloque o seu foco no SOM para melhorar a sua comunicação. E não esqueça, essa semana vai ter três textos com todos os conteúdos que já escrevi nesse site, agora que já destrinchei sobre a voz e linguagem corporal, vamos juntar!!

 

 

 

Até breve,

Rumo ao sucesso!!

Compartilhe no Whatsapp