ColunistasCOLUNISTAS

Higor Vieira

Autor: Higor Vieira

Política: Anseios Públicos ou Pessoais?

13/7/2018 - Votorantim - SP

 

                O apresentador da Rede Bandeirantes José Luiz Datena abandonou a corrida eleitoral deste ano.  Na busca por uma vaga no Senado Federal, o comunicador filiado ao Democratas era aliado na chapa do pré-candidato ao governo de São Paulo, João Dória (PSDB).

             Datena chegou a deixar o comando de suas atrações –como rege a Lei Eleitoral, mas surpreendeu a todos aparecendo na última segunda-feira (09), apresentando o Brasil Urgente o que enterraria de vez qualquer chance de disputar as eleições. Com a justificativa de que não se sente preparado e que a opinião da família o influenciaram a desistir, Datena afirmou: “Talvez nunca chegue a hora de eu ser político um dia...”

            Nos bastidores, porém, comenta-se que o motivo financeiro teve mais peso na decisão. Segundo alguns sites, o salário do jornalista ultrapassa os R$ 1milhão mensais.

          Este seria o motivo determinante que levou o também apresentador Luciano Huck a desistir da candidatura à presidente da nação. Liderando nas pesquisas e sinalizando que poderia sim disputar as eleições, recebeu um ultimato da Rede Globo: “Se saísse candidato, teria seu contrato e de sua esposa Angélica encerrados. ” A ideia de ficar sem os R$ 3milhões mensais que o casal recebe, o teria feito adiar os planos eleitorais.

         É sabido que o poder mexe com a cabeça de qualquer um, e com as celebridades não seria diferente. Porém, sob a ótica financeira, a política não traz nenhuma vantagem –ao menos lícita, além de correr-se o risco de ter a imagem arranhada por possíveis escândalos, que fazem parte da vida política. Posto isto, fica difícil renunciar aos interesses pessoais face aos coletivos.

           Ademais, o sistema político atual, com a regra da barganha, do conluio, do compadrio, impede muito o trabalho independente de qualquer um que esteja disposto a “ fazer diferente. ”

              Tais fatores, podem ter sido fundamentais para a debandada de celebridades do páreo eleitoral.

Compartilhe no Whatsapp