ColunistasCOLUNISTAS

Ozeni Ramos

Autor: Ozeni Ramos

Medo A Sutil Opressão - Parte 3

27/8/2017 - Votorantim - SP

O Medo do futuro

 

O medo do futuro talvez seja um dos mais perigosos, na verdade ele é a famosa ansiedade e preocupação que as pessoas sentem em suas rotinas.

Essa situação é crítica, visto que se torna um hábito nocivo ficar fantasiando situações catastróficas ou fantasiosas a todo instante, e o efeito disso e fugir a todo o momento do estado presente, isso gera exaustão mental. Efeitos do medo do futuro, ansiedade ou preocupação:

 

 

Os efeitos do medo do futuro se tornaram tão comuns às pessoas que elas passaram a crer que é absolutamente normal sentir-se tenso e preocupado a cada nova situação, e não é.

Basicamente é preciso encontrar e entender qual situação o deixa ansioso, se for mais de uma, trabalhe individualmente cada uma delas.

Foque no foco (sei que teimei no foco, mas você entendeu) foque em se concentrar no que você faz a cada instante, nas suas sensações, no seu bem estar, em treinar sua estrutura interna a trabalhar para você, você é o comandante de sua mente, se você não for o líder será escravo dela.

Não estou falando em não planejar, não estipular metas, apenas que é necessário tomar consciência sobre seu estado de alerta e não se perder em diálogos internos tão facilmente a cada minuto de sua rotina, ao ligar-se no presente todos os seus sentidos trabalham de forma límpida e assertiva.

Algumas perguntas que te colocam no presente:

 

 

Os exemplos de medo que foram citados serviram para que você visualize que os comportamentos executados em sua rotina e mecanizados por anos nem sempre foram os mais apropriados.

Por fim é muito simples: a maioria das coisas que estão reprisando em seu cotidiano e o incomodam têm como base algum vestígio de medo, basta identificar a qual grupo de medo àquela situação se encontra e modificar a maneira de agir e pensar sobre ela.

 

 

Até a próxima!

 

 

Compartilhe no Whatsapp